quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Jogo no Facebook deixa usuário plantar maconha

Game PotFarm é inspirado no popular FarmVille

ReproduçãoReprodução
Jogo permite plantar maconha, mas nega apologia
O jogo FarmVille, o mais popular do Facebook, em que os usuários simulam a administração de uma fazenda, plantando e colhendo alimentos, ganhou uma versão em que o usuário tem de produzir algo ilegal na maior parte do mundo: maconha. No game, chamado PotFarm, é possível usar ferramentas e técnicas agrícolas para cultivar a cannabis (nome científico da planta da maconha), além de usar diferentes tipos de adubo. Ao contrário do FarmVille, em que é possível comprar produtos especiais usando dinheiro de verdade, pago por cartão de crédito, a única loja disponível no jogo da maconha oferece produtos como canecas e camisetas inspirados na "brincadeira".
Mais de 400 mil usuários já se cadastram para usar o jogo no Facebook. Na tela de apresentação, os donos do game negam qualquer apologia à droga, já que se trata de algo "inteiramente ficcional" e que "qualquer semelhança com situações ou plantas da vida real é uma mera coincidência". A empresa diz ainda que o uso do game é restrito a maiores de 21 anos.

Esses jogos são uma categoria dos aplicativos das redes sociais, que são responsáveis por uma parcela importante do tempo que os internautas passam na rede. De acordo com José Calazans, analista do Ibope Nielsen Online, 30% dos usuários do Facebook no Brasil acessaram esses "programinhas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário