Com um ano e meio de atividade, produtora cria 1º jogo independente.
'Garbageman' é vendido por US$ 1 na App Store americana.
Assim como Mario, o famoso encanador da Nintendo da série "Super Mario", que completou 25 anos em 2010, agrada por ser um herói improvável, um lixeiro dos mais dedicados também pode, se tornar em um personagem de videogame. "Garbageman", desenvolvido durante dois meses pela empresa brasileira Doubleleft faz uma homenagem à profissão, levando um jogo simples, mas que segundo seus criadores consegue ser complexo, para iPhone, iPod touch e iPad.
Lançado na sexta-feira (7) na loja norte-americana do iTunes, onde é vendido por US$ 1, "Garbageman" é fruto de um trabalho independente da produtora que tem um ano e meio. "Em nosso currículo temos diversos trabalhos para empresas, mas este é o primeiro jogo que investimos com nosso dinheiro, ainda não há nenhuma marca associada.", conta Paulo Perez, um dos sócios da paulistana Doubleleft.
Segundo ele, a empresa planejava há algum tempo desenvolver para as plataformas portáteis da Apple e, entre as ideias estava ter um personagem brasileiro e transformá-lo em super-herói. "Quisemos usar o gari pois dificilmente ele é visto como um herói e, assim dar um valor para a profissão, fazendo ele passar por grandes aventuras na cidade".
Mas nada é tão simples: além de ter que mirar o saco na caçamba do veículo – ao errar o jogador suja a cidade –, é necessário desviar de obstáculos como carros, cascas de banana e pessoas que atrapalham o trabalho do pequeno lixeiro. A cada sequência de três lixos coletados, cai um presente. Ele deve ser jogado para fora do caminhão, permitindo que o personagem o utilize, garantindo poderes especiais como voo temporário para facilitar o trabalho do gari. "O usuário tem que brincar com a aplicação para se tornar um 'expert'", diz Perez.
Ainda é cedo para saber se "Garbageman" terá o retorno desejado por Perez, Alexandre Souza, Gabriel Laet e Guilherme Almeida, os quatro sócios da Doubleleft. Entretanto, o retorno dos compradores do título, segundo eles, está sendo bastante positivo. "Até mesmo empresas se interessaram em fazer algum tipo de patrocínio ou realizar alguma ação especial usando o super-herói".
Versões para outras plataformas, como PC, estão nos planos, bem como atualizações, comuns nos jogos e aplicativos para iPhone, que poderão melhorar o título. "Estamos trabalhando na atualização, mas ainda não temos data para lançá-la". Confirmado por enquanto está uma versão 'Lite' gratuita com três fases e com anúncios, para que os jogadores possam testar o título. "Queremos sentir o retorno do público para saber o que pode melhorar na próxima versão e nas atualizações. É com este 'feedback' que poderemos melhorar o nosso jogo".
Outro título que a Doubleleft tem no currículo é o "How Many Friends Do You Know?" (quantos amigos você conhece, em portugês). O game é conectado ao Facebook e apresenta fotos dos amigos do jogador, que deve escrever seus nomes. Ao final do minigame, os amigos que não foram reconhecidos acabam morrendo. De acordo com Perez, o game faz bastante sucesso.
Lançado na sexta-feira (7) na loja norte-americana do iTunes, onde é vendido por US$ 1, "Garbageman" é fruto de um trabalho independente da produtora que tem um ano e meio. "Em nosso currículo temos diversos trabalhos para empresas, mas este é o primeiro jogo que investimos com nosso dinheiro, ainda não há nenhuma marca associada.", conta Paulo Perez, um dos sócios da paulistana Doubleleft.
Segundo ele, a empresa planejava há algum tempo desenvolver para as plataformas portáteis da Apple e, entre as ideias estava ter um personagem brasileiro e transformá-lo em super-herói. "Quisemos usar o gari pois dificilmente ele é visto como um herói e, assim dar um valor para a profissão, fazendo ele passar por grandes aventuras na cidade".
'Garbageman' limpa as ruas da cidade com ajuda do jogador. (Foto: Divulgação/Doubleleft)
"Garbageman" exige que o jogador controle o gari pelas ruas da cidade recolhendo o lixo das ruas e jogando no caminhão, que age como um personagem coadjuvante da aventura. Tocando nas laterais da tela do iPhone, o personagem anda para os lados com o objetivo de coletar os casos de lixo espalhados. Com, o lixo em mãos, um movimento de baixo para cima joga o saco no caminhão.Mas nada é tão simples: além de ter que mirar o saco na caçamba do veículo – ao errar o jogador suja a cidade –, é necessário desviar de obstáculos como carros, cascas de banana e pessoas que atrapalham o trabalho do pequeno lixeiro. A cada sequência de três lixos coletados, cai um presente. Ele deve ser jogado para fora do caminhão, permitindo que o personagem o utilize, garantindo poderes especiais como voo temporário para facilitar o trabalho do gari. "O usuário tem que brincar com a aplicação para se tornar um 'expert'", diz Perez.
Lixeirinho ganha poderes especiais como o voo
para coletar mais lixo. (Foto: Divulgação/Doubleleft)
O título foi desenvolvido em inglês, focando no país que dá mais audiência à loja virtual da Apple, a iTunes Store. "Discutimos lançar na loja brasileira do iTunes, mas não há uma seção de games. Ele entraria na área de entretenimento. Estamos discutindo entre os sócios se vamos trabalhar em uma versão para o público do Brasil, em português, onde o personagem pode se chamar 'Lixeirinho'", conta Perez. "Queremos colocar na loja brasileira, mas teremos que fazer uma atualização jogo para conseguirmos isso".para coletar mais lixo. (Foto: Divulgação/Doubleleft)
Ainda é cedo para saber se "Garbageman" terá o retorno desejado por Perez, Alexandre Souza, Gabriel Laet e Guilherme Almeida, os quatro sócios da Doubleleft. Entretanto, o retorno dos compradores do título, segundo eles, está sendo bastante positivo. "Até mesmo empresas se interessaram em fazer algum tipo de patrocínio ou realizar alguma ação especial usando o super-herói".
Versões para outras plataformas, como PC, estão nos planos, bem como atualizações, comuns nos jogos e aplicativos para iPhone, que poderão melhorar o título. "Estamos trabalhando na atualização, mas ainda não temos data para lançá-la". Confirmado por enquanto está uma versão 'Lite' gratuita com três fases e com anúncios, para que os jogadores possam testar o título. "Queremos sentir o retorno do público para saber o que pode melhorar na próxima versão e nas atualizações. É com este 'feedback' que poderemos melhorar o nosso jogo".
Carros, pessoas e cascas de banana são os obstáculos de 'Garbageman'. (Foto: Divulgação/Doubleleft)
Game para FacebookOutro título que a Doubleleft tem no currículo é o "How Many Friends Do You Know?" (quantos amigos você conhece, em portugês). O game é conectado ao Facebook e apresenta fotos dos amigos do jogador, que deve escrever seus nomes. Ao final do minigame, os amigos que não foram reconhecidos acabam morrendo. De acordo com Perez, o game faz bastante sucesso.
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