Usuários podem compartilhar informações sobre o trânsito em tempo real.
Mapas são mantidos por usuários voluntários.
Waze, aplicativo de GPS Social para smartphones.
(Foto: Reprodução)
O Waze é um aplicativo de GPS para smartphones com sistema operacional Android, iOS (iPhone, iPad), Symbian e Windows Mobile. Seu diferencial é que os usuários podem compartilhar informações sobre o trânsito em tempo real, assim como acidentes, blitz, perigos, engarrafamentos, entre outros. E também funciona como GPS veicular, ou seja, ele fornece rotas rua a rua para o motorista chegar ao local desejado.(Foto: Reprodução)
O chamado "GPS social" funciona quando o motorista entra no carro e deixa o programa aberto no smartphone. Conforme ele dirige, o Waze envia pela internet informações sobre a velocidade da via em que ele está. Se a velocidade estiver baixa, ele vai "cobrindo" a via de vermelho, por exemplo. Os outros usuários do Waze também podem ver essa informação na tela, e assim evitar o local.
Outra possibilidade é um acidente. Se o motorista com o Waze estiver preso em um engarrafamento, ele pode, inclusive, tirar uma foto do local e enviar pelo programa. Os outros usuários da rede, "wazers", receberão essa informação na hora e visualizarão a foto.
Entretanto, os mapas são mantidos por usuários voluntários e começou a ser usado há pouco tempo no Brasil. Por isso, o serviço ainda é precário, faltam várias ruas em diversas cidades, e algumas nem sequer começaram a ser mapeadas.
Aplicativo Waze informa a todos os usuários as condições das via e permite mandar recados e fotos. Vias ainda não trafegadas aparecem com 'pastilhas' para serem 'comidas' e dar pontos aos participantes, como num jogo. (Foto: André Vieira/Arquivo pessoal)
No entanto, o Waze é inteligente. Mesmo que algumas ruas não tenham sido mapeadas, ou estejam mal desenhadas, conforme mais e mais pessoas dirigem com o Waze, o programa deduz possíveis ruas, aperfeiçoa a geometria daquelas já existentes, e corrige o sentido delas se preciso."Sou um 'administrador' do Rio de Janeiro e dedico parte do meu tempo para mapear, conectar, nomear e corrigir ruas da cidade pelo site do Waze", diz André Vieira, usuário e colaborador da rede.
"Quanto mais pessoas utilizarem o Waze, mais inteligente ele ficará, e mais pessoas voluntariamente se oferecerão para contribuir com os mapas.", completa.
Aplicativo permite inserir alertas e escolher avatares que representam o humor do usuário. (Foto: André Vieira/Arquivo pessoal)
Para estimular o uso e essa consequente colaboração, o app funciona como um jogo: em ruas mapeadas nas quais ninguém dirigiu ainda, diversas pastilhas aparecem sobre elas, como no famoso game Pac-man, e o usuário que passar por ali e "comê-las", ganhará pontos e subirá no ranking. Sem falar que, de quebra, ajudará ao Waze a saber o sentido daquela rua. Além disso, algumas "balas" aparecem pela cidade com uma certa pontuação. O wazer que passar pelo local, ganhará a pontuação da "bala".Existem tabelas de pontuação com o ranking dos melhores usuários, e estão disponíveis no site e no programa. Eles ganham destaque e ícones especiais para se diferenciarem dos outros usuários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário